Esdras
Bíblia VIVA
1 NO PRIMEIRO ANO do reinado de Ciro, rei da Pérsia, o Senhor cumpriu a profecia de Jeremias, despertando no rei Ciro o desejo de mandar esta proclamação por todo o seu império ( ele também mandou registrar esta proclamação nos registros permanentes do reino ):
2 "Ciro, rei da Pérsia, por meio desta, anuncia que o Senhor, o Deus do céu, que me deu este vasto império, agora me encarregou de construir para ele um templo em Jerusalém, na terra de Judá".
3 Todos os judeus residentes neste reino podem agora voltar a Jerusalém para reconstruir este templo do Senhor, que é o Deus de Israel e de Jerusalém. Faço votos de que as bênçãos de Deus estejam com vocês.
4 Os judeus que não voltarem, devem ajudar nas despesas daqueles que voltarem, e também dar a eles roupas, transporte e recursos para a viagem, e ainda devem fazer uma oferta voluntária para o templo. "
5 Então Deus despertou um grande desejo nos chefes das tribos de Judá e Benjamim, nos sacerdotes e levitas, e em muitos outros para voltarem a Jerusalém imediatamente e reconstruírem o templo.
6 Todos os judeus exilados que preferiram ficar na Pérsia deram a eles a assistência que puderam, e também fizeram donativos para o templo.
7 O próprio rei Ciro fez do nativo dos vasos de ouro e outros objetos valiosos que o rei Nabucodonosor tinha trazido do templo em Jerusalém e colocado no templo dos seus próprios deuses.
8 Ciro deu instruções a Mitredate, o tesoureiro da Pérsia, para que entregasse esses donativos a Sesbazar, o chefe dos exilados que voltavam para Judá.
9 Os objetos que Ciro ofertou incluíam: 1. 000 bacias de ouro, 1. 000 bacias de prata, 29 incensórios,
10 30 vasos de ouro maciço, 2. 410 vasos de prata ( de vários desenhos ), 1. 000 objetos de tipos diferentes.
11 Eram ao todo 5. 469 objetos de ouro e de prata entregues a Sesbazar para serem levados de volta a Jerusalém.